-
Arquitetos: heri&salli
- Área: 2500 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Paul Ott photografiert
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o projeto "Forum am Seebogen", o estúdio de arquitetura heri&salli venceu o concurso para os “apartamentos abertos a diferentes usos” em Aspern-Seestadt. O complexo residencial surgirá no canteiro de obras de 800 m2 no bairro “Am Seebogen” no novo distrito de Viena “Seestadt”.
Em colaboração com uma empresa de construção de casas familiares, art:phalanx-agency for culture and urbanity, a paisagista Liz Zimmermann e Strobl Bau GmbH, foi desenvolvido um projeto heterogêneo onde viver, trabalhar e transmitir cultura formam uma relação simbiótica frutífera. Com foco especial no potencial dos sistemas modulares, foi criado um protótipo contemporâneo. O objetivo é construir em um curto tempo e com um custo relativamente baixo um espaço habitacional de alta qualidade.
A zona permeável da base é projetada como um fórum aberto a diferentes usos que cumpre funções gerais de localização muito central do canteiro de obras e possui em grande medida um caráter público. Como um regulador central para reviver o distrito, o térreo é programado processualmente.
Trata-se de uma plataforma temporária para artistas e trabalhadores culturais que, a longo prazo, pode se tornar uma instituição cultural estabelecida, bem como um local temporário para o programa de habitação social IBA_Wien 2022. Por meio de uma área de exposição inovadora e um modelo de cidade ao ar livre, o desenvolvimento de “Seestadt” pode ser vivenciado de forma lúdica. Junto com as atraentes instalações ao ar livre, o projeto cria uma entidade funcional que, na transição para o passeio à beira do lago, convida o visitante à uma estadia mais longa e ao diálogo.
Nos pavimentos superiores são criadas várias combinações de módulos básicos pré-fabricados de diferentes tipologias habitacionais. Módulos de conexão com o exterior, extensões, espaços que podem ser conectados entre si se necessário e terraços oferecem uma variedade de possibilidades. Pequenas salas podem ser usadas como mini laboratórios, unidades de micro trabalho ou infraestrutura compartilhada, todas devidamente integradas na estrutura.